Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Quais são as marcas globais mais valiosas? Duas são da Europa

Publicado 20.12.2023, 18:56
Atualizado 20.12.2023, 19:10
© Reuters Quais são as marcas globais mais valiosas? Duas são da Europa

A Amazon (NASDAQ:AMZN) foi coroada como a maior marca do mundo em 2023, com um valor estimado de 299,28 mil milhões de dólares (273,49 mil milhões de euros), apesar de ter caído 51 mil milhões de dólares no ano passado.

Num estudo publicado pela empresa de análise financeira TradingPedia, o gigante americano do comércio eletrónico subiu no ranking para ultrapassar a Apple (NASDAQ:AAPL), que perdeu 16% do seu valor para 297,51 mil milhões de dólares.

A Google (NASDAQ:GOOGL) ficou em terceiro lugar, aumentando o seu valor em quase 18 mil milhões de dólares desde o ano passado, atingindo 231,38 mil milhões de dólares.

Os Estados Unidos são, de longe, o país mais representado no top 20 do ranking. A maior empresa não americana é tecnológica sul-coreana Samsung, que ocupa o sexto lugar com 99,66 mil milhões de dólares.

A Europa só aparece duas vezes no top 20, em ambos os casos graças à Alemanha: O valor da Deutsche Telekom (ETR:DTEGn), de 62,93 mil milhões de dólares, coloca-a em 11º lugar, enquanto a empresa de veículos de luxo Mercedez-Benz (ETR:MBGn) está em 16º lugar, com 58,8 mil milhões de dólares.

No entanto, apesar de terem uma presença limitada no top 20, os países e as empresas europeias aparecem em grande destaque no estudo mais alargado da TradingPedia.

Consulte o nosso mapa interativo para descobrir qual é a marca mais valiosa dos países europeus incluídos no relatório da TradingPedia:

Um pequeno grupo de países detém o monopólio das grandes marcas

Muito poucos países parecem ser capazes de produzir grandes marcas, de acordo com a TradingPedia.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

O relatório concluiu que existem apenas 20 países com mais de três marcas no top 500: EUA, Coreia do Sul, China, Alemanha, Japão, Reino Unido, Arábia Saudita, Índia, França, Canadá, Itália, Espanha, Suécia, Rússia, Emirados Árabes Unidos, Austrália, Suíça, Singapura, Brasil e Países Baixos.

Os EUA e a China são claramente os líderes a nível mundial, representando 202 e 79 das 500 principais marcas, respetivamente. Quando olhamos para as 100 primeiras, mais de metade (53) são dos EUA e 22 são da China.

A Alemanha tem sete marcas no top 100, seguida do Japão com seis, da Coreia do Sul com quatro e do Reino Unido com três.

Esqueça as marcas - quais são as maiores indústrias?

De acordo com a TradingPedia, a banca domina quando se considera o número de marcas em cada setor: cerca de 14,2% de todas as marcas no top 500 são empresas de serviços bancários e financeiros, enquanto 10% estão no retalho.

No entanto, quando se olha para o valor global, a tecnologia e o retalho estão no topo, com as marcas de tecnologia a representarem cerca de 13,4% do valor total das 500 maiores empresas e as marcas de retalho 13,2%.

Nem todos os países têm capacidade para dar origem a uma grande marca, e as economias maiores tendem a ter uma vantagem neste domínio.

No entanto, as marcas mundialmente reconhecidas podem surgir de diversos cantos do mundo e, nalguns casos, as economias mais pequenas conseguem criar marcas bem conhecidas contra todas as expetativas: Os telemóveis Nokia (HE:NOKIA) da Finlândia e a cerveja Corona do México, são dois exemplos.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.