Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Reguladores europeus examinam investimento da Microsoft na OpenAI

Publicado 09.01.2024, 17:56
Atualizado 09.01.2024, 18:10
© Reuters.  Reguladores europeus examinam investimento da Microsoft na OpenAI

O ChatGPT é o chatbot que revolucionou a indústria e desencadeou um furor global sobre a inteligência artificial (IA). Mas o produto pioneiro da OpenAI também alimentou receios sobre o desenvolvimento descontrolado de sistemas alimentados por IA e a falta de legislação adequada para reprimir os seus efeitos secundários mais nocivos.

As principais preocupações são a falsificação de identidade, as falsificações profundas, as violações da privacidade, a violação dos direitos de autor e a disseminação de propaganda e desinformação.

A União Europeia (U)E está na fase final de aprovação da Lei da IA, uma regualação inédita a nível mundial sobre esta tecnologia em rápida evolução.

O anúncio do executivo comunitário tem a ver com a política de concorrência, para determinar se o investimento da Microsoft (NASDAQ:MSFT) - tão grande que equivale efetivamente a uma aquisição - está a dar à multinacional o controlo sobre a empresa em fase de arranque.

Na qualidade de principal responsável pela aplicação das regras da concorrência, a Comissão Europeia tem o direito de supervisionar, aprovar e, se necessário, anular concentrações de empresas que possam prejudicar as relações económicas no mercado único.

Se o investimento da Microsoft for abrangido pelo Regulamento das Concentrações da UE, o gigante tecnológico terá de apresentar uma notificação formal ao executivo, um passo que dará início ao processo de investigação.

Para além deste caso específico, a Comissão vai examinar "alguns dos acordos" celebrados nos últimos anos entre grandes empresas tecnológicas e criadores de IA generativa, o tipo de tecnologia que produz respostas automáticas de texto, visuais e sonoras.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

"Os mundos virtuais e a IA generativa estão a desenvolver-se rapidamente. É fundamental que estes novos mercados se mantenham competitivos e que nada impeça as empresas de crescerem e de fornecerem os melhores e mais inovadores produtos aos consumidores", afirmou, na terça-feira, Margrethe Vestager, a vice-presidente executiva responsável pela política de concorrência.

O investimento da Microsoft na OpenAI começou, em 2019, com mil milhões de dólares e foi aumentando ao longo do tempo. Há um ano, poucas semanas após o surgimento do ChatGPT, a empresa prometeu investir mais dez mil milhões de dólares numa base plurianual.

A Microsoft fez da IA uma das suas principais prioridades comerciais e integrou a tecnologia altamente adaptável em muitos dos seus serviços, incluindo o motor de busca Bing.

Enquanto organização de investigação, a OpenAI é tecnicamente uma entidade sem fins lucrativos. No entanto, opera uma subsidiária de "lucro limitado" que permite aos investidores ganhar até 100 vezes o montante de dinheiro que investiram.

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.